O que começou em 1940 como um esforço implacável para projetar uma bomba portátil de bicicleta, rapidamente ganhou impulso e apelo público, de modo que, em 1950, a Miranda & Irmão, Lda. tornou-se uma empresa registada. A partir daí, a empresa expandiu-se com visão para desenvolver produtos que atendessem à exigência da indústria de motocicletas em rápido crescimento. O desenvolvimento mais significativo daquele período foi o velocímetro eletrônico, o primeiro de seu tipo na época.
Na década de 1960, a Miranda estava no caminho do sucesso, tendo aumentado o seu espaço industrial, o que permitiu à empresa desenvolver as suas capacidades de fabricação e entrar numa nova gama de produtos que incluía faróis de motocicletas, velocímetros, manoplas, interruptores e buzinas, entre outros.
A introdução da tecnologia de injeção de plástico em 1978 trouxe um novo surto de desenvolvimento para esta empresa já próspera. Naquele ano a Miranda também começou a desenvolver freios hidráulicos para motocicletas. Mais tarde, na década de 1990, a Miranda expandiu ainda mais a sua linha de produtos, introduzindo freios em V, freios cantilever e alavancas de freio.
Em 2000, em resposta à exigência do mercado, a Miranda instalou o equipamento e a tecnologia para forjamento a frio de alumínio e introduziu freios em V e alavancas de freio usando essa tecnologia.
A Miranda, desde então, estendeu a produção para uma nova linha de freios para bicicletas, pedaleiras, espigões e freios hidráulicos para bicicletas, e tem perseguido agressivamente o mercado de componentes de bicicletas de gama média e alta.
Além de aumentar a sua gama de produtos, a Miranda aumentou o seu pessoal para 200 na sua enorme sede em Águeda, Portugal. Porém, este não é o fim. Com o objetivo de valorizar a visão da Miranda na promoção da mobilidade em bicicletas, na redução do trânsito automóvel e no incentivo à utilização de bicicletas pelos colaboradores, está já em curso o projeto de um novo espaço e-bike em Águeda.
Atualmente, a Miranda fornece a maioria das principais marcas de bicicletas da Europa e exporta os seus produtos para uma ampla variedade de países. A cada ano, a Miranda tem crescido com sucesso e fortalecido a sua reputação como fabricante de qualidade e parceiro confiável.